terça-feira, 5 de maio de 2009

DE QUE ESPÍRITO SOIS?

Lc 9: 51-56 “ E aconteceu que, completando-se os dias para a sua Assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. E mandou mensageiros diante da sua face; e indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe preparem pousada.Mas não o receberam.... E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma... porém Jesus os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois...”.

No início da nossa caminhada com Cristo, nos achegamos a ELE de forma aberta, sedenta e desejosa, a fim de sermos contados como uma das suas ovelhas (Mt 9:36). Com este gesto, Cristo sempre nos receberá de coração aberto. Porém durante a nossa jornada, o que tem ocorrido infelizmente a muitos, é a falta de sabedoria no tocante a compreensão da essência da plenitude do evangelho, que se baseia no amor, no perdão e na misericórdia. Cristãos que confessam com os seus próprios lábios que amam a Deus, têm se esquecido que o verdadeiro Pastor (aquele que dá a sua própria vida pelas suas ovelhas) nos amou primeiro (Jo 4:19) e riscou toda a cédula do pecado (Cl 2:14).
Verdadeiramente é muito importante estar relembrando os pilares do evangelho de Jesus, pois atualmente temos visto irmão contra irmão, culpando e amaldiçoando uns aos outros, ultilizando-se de pretextos infundados, de que reagem de forma agressiva, simplesmente porque o seu irmão (ou próximo) não tem agido com amor. Aonde foi parar os ensinamentos do Mestre dos Mestres, pedindo para que se alimente, que se aqueça, que se ore e abençoe aqueles que vos maldizem? (Mt 5:43-44).
O apostolo Paulo escrevendo a Igreja em Éfeso (Ef 6:12) relata aonde devemos direcionar os nossos esforços, que é exatamente sobre o plano espiritual, e nunca sobre o plano carnal, evitando assim que se levante intermináveis debates e contendas (Pv 9:22) que só irão gerar feridas cada vez mais profundas, trazendo para o íntimo do homem raiz de amargura, e para o exterior escândalos e vergonhas (Hb 12:15).
A passagem em que Jesus nos ensina a maturar este amor verdadeiro, encontrasse no início deste artigo (Lc 9:51-56), no qual relata a resistência do povo samaritano em receber Jesus e os seus discípulos. Este fato, porém não fora suficiente para acender a ira em Jesus, mostrando-nos claramente que não é um obstáculo carnal ou humano que deverá embaraçar nossas vidas espirituais. Jesus com autoridade e sabedoria repreendeu a Tiago e a João lhes fazendo a seguinte afirmação “Vós não sabeis de que espírito sois”. Tiago e João queriam vingança e destruição, Jesus, porém, desejava apenas salvar aqueles que se haviam perdido.
Que este simples e humilde artigo sirva para que nós como Igreja de Cristo, nos atentemos a conhecer e a discernir quais são as virtudes e propósitos do Espírito de Deus, que não é a de consumir ou destruir o nosso próximo, mas sim o de amar e perdoar, usando sempre de misericórdia. Se porventura se levantar inimigos carnais, como se fosse barreiras e obstáculos, não perca tempo apontando para os culpados, apenas levante suas mãos e ore para que o Príncipe da Paz vos dê forças para perdoar aqueles que vos tem ofendido, para que o vosso Pai Celestial perdoe também as vossas ofensas (Mc 11:25).
Que assim seja. AMÈM!

( Bruno Souza Pinho- Seminarista)

Um comentário:

Vânia Cristina disse...

Verdadeiramente você tem sido um instrumento de Deus em nossas vidas,eu creio que essa palavra impactou e quebrantou muitos corações,pois o que está faltando em cada um de nós é esse amor que vem do senhor.
Bruno,essa é a promessa de Deus para você,continue fazendo o ide do senhor!