sábado, 2 de maio de 2009

QUEM É VOCÊ, DE VERDADE?

Quem dizem os homens ser o Filho do homem?...responderam-lhe; Uns dizem:João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias, ou um dos profetas.
E vós quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: tú ès o Cristo, o Filho do Deus vivo.(Mt 16:13-16)

No mundo atual, século XX e XXI, são poucas as pessoas que consequem definir bem a fronteira entre uma imagem construída para consumo externo e uma vida legítima, sem roteiro, comprometida apenas com os próprios desejos e angústias. A indústria do entretenimento cresceu tanto que essa vida "legítima" está se transformando num teatro de variedades onde não há mais platéia: estão todos no palco, vivendo personagens.Pessoas com qualidades e defeitos estão interpretando pessoas só com qualidades. Poucos toleram ser falíveis, pois estão se espelhando num mundo aparentemente sem falhas. Com isso , pretendem passar adiante uma versão melhorada deles próprios, sem perceber que ela pode constituir-se em uma versão mais arrogante, auto-suficiente, egoísta e bruta. Estamos acreditando mais no que recebemos da mídia do que nos nossos sentimentos genuínos. Quem é você, de verdade? Ou, que mentira você pensa que é? Algumas pessoas pensam que são mais especiais do que as outras, que são mais sábias, que não erram, que são refratáveis ao sofrimento, que agradam o tempo inteiro, que têm todas as respostas. Pensam que isso existe.
Nossos lares estão cada vez mais cenográficos, nossas atitudes, cada vez mais previsíveis, nosso visual, cada vez mais padronizado, e nossas dificuldades afetivas, cada vez mais parecidas com tramas de novela, em que tudo é complicado e nada se resolve antes do capítulo final. Nossa insistência em seguir modelos de comportamento estão sem que notemos, nos condenando a uma prisão. Nosso crime: falsidade ideológica.
A modéstia e a simplicidade, de tão verdadeiras, passaram à categoria de qualidades indesejáveis. Não são consideradas pró-ativas, não são desencadeadoras de sucesso. Mas que sucesso é esse que se almeja? Acorde: as pessoas mais talentosas, são em sua maioria, as mais modestas, autênticas e sem pose. Simplesmente não levam o personagem tão a sério.
Jesus assumiu mesmo em meio a dúvidas, contradições e até ameaça quem ele realmente era. Sendo assim, eu posso ser eu mesmo, e ser mais autêntico comigo mesmo e com as pessoas que convivo. Certamente o Espirito Santo nos ajudará nesta caminhada. Jesus disse aos seus discípulos sem mim nada podeis fazer.

(Adaptado – Teólogo e Pr. Sávio P. Carvalho)

Nenhum comentário: